Qualidade
A UE, num esforço contínuo para garantir que todos os produtos agrícolas europeus sejam produzidos com os mais altos padrões de qualidade e segurança, estabeleceu um quadro legislativo completo que obriga todos os produtores a implementarem os métodos de produção mais seguros e ecológicos durante todo o processo de produção, do prado ao prato do consumidor. O objetivo final de todo o quadro legislativo é garantir que todos os produtores na Europa implementem padrões comuns de alta qualidade e segurança alimentar, que tornem todos os produtos agrícolas europeus igualmente seguros, de qualidade e deliciosos.
O queijo é parte integrante da cozinha europeia, um produto apreciado por jovens e idosos e utilizado diariamente em muitas receitas. O queijo foi criado há milhares de anos com base na necessidade das pessoas de conservar os produtos lácteos por muito tempo e, assim, atender às suas necessidades nutricionais.
Duas regiões com longa tradição na produção de queijos finos são o Chipre e a Bulgária, com o tradicional halloumi do Chipre, um queijo branco único com textura em camadas, com sabor rico e principal característica que não derrete em altas temperaturas, e os excelentes queijos brancos em salmoura e o queijo kashkaval da Bulgária com sabor e aroma ricos.
Como parte do exposto, a campanha CheesEU, financiada pela Europa, promove queijos europeus de qualidade superior no Brasil, na Austrália e nos Estados
Unidos da América, com o objetivo de aumentar a conscientização dos consumidores nesses países.
Imagem / Valorização dos produtos europeus:
O objetivo do programa é realçar a imagem positiva dos produtos europeus, entre os grupos-alvo definidos, que tenham habilidades suficientes para receber e transmitir as mensagens do programa.
A assinatura “Enjoy it’s from Europe” estará visível em todo o material de comunicação produzido, como parte da base de comunicação da ação.
Os alimentos e bebidas da UE refletem a nossa diversidade cultural e terras ricas. Os esquemas de indicação geográfica da UE protegem o saber-fazer específico, a autenticidade e as condições agroambientais.

Segurança alimentar
A segurança alimentar é a prioridade máxima da União Europeia e é por isso que aslegislações da UE estabelecem os mais rigorosos critérios de qualidade e segurança
alimentar a todos os produtores europeus em todas as fases do processo produtivo, tendo em conta as diversas necessidades e condições de cada um dos mercados dos países.
Esse quadro legislativo, com supervisão e atualização contínua e rigorosa e com os
esforços atemporais dos cientistas, está também em paralelo a garantir que o
processo de produção seja ecologicamente correto, criando um ecossistema sustentável e saudável onde todas as pessoas, animais e meio ambiente tenham a segurança e o bem-estar que merecem.
O objetivo acima é garantir que todos os consumidores, e especialmente os consumidores europeus, entendam que todos os produtos agrícolas europeus são de mais qualidade e mais seguros do que qualquer outro bem importado na UE, e esta é a principal razão para escolher produtos da UE.


